18 dezembro 2010

GALERIA DE FOTOS DA EBD - 2010

Diácono ED P.Mingone II
Ordem e Disciplina.

Profª na ED - Infantil - P.Mingone II

Por outro ângulo

Classe dos Senhors na ADEV1

2ª Classe das Jovens Senhoras na ADEV1

1ª Classe das Jovens Senhoras na ADEV1

Classe dos Jovens - ADEV1

Classe das Crianças - ADEV1

Classe das Adolescentes - ADEV1

Classe das Crianças - ADEV1

ESCOLA DOMINICAL EM VALPARAÍSO DE GOIÁS

A Equipe da Escola Dominical da Assembléia de Deus de Valparaíso de Goiás encerram o ano com muitas vitórias concedida pelo Senhor.
Com muita dedicação ao ensino da Palavra nas Lições Bíblicas Dominical, a Equipe da EBD estão de parabéns ao desempenharem mais um ano celetivo da Escola.
EQUIPE EBD NA GESTÃO 2006/2009 - Diácono Ageu:
Profª Flaviana e Profª Margô - Classe dos Adolescentes. Profª Cristina - Jardim de Cristo, Profª Valdeci e Profª Socorro - Classe Ester, 2ª divisão de classes das Senhoras faixa etária dos 25 aos 40 anos. Ageu, Coordenador da ED, Ana Cláudia, esposa do coordenador - 1ª Secretária da ED. Profª Neuza e Profª Alderina - 1ª Classe das Senhoras, faixa etária dos 41 em diante. Profº Paulo César - Classe Infantil, e Profº Nilo - Classe dos Senhores.

DIA 12 DE DEZEMBRO DIA DA BÍBLIA

QUAL A IMPORTÂNCIA QUE TEMOS DADO A BÍBLIA?





Sua História

   Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

Qual o valor que temos dado ao estudo da palavra de Deus?

    Olha na verdade, temos dado muitas desculpas para o Senhor, alegando que não temos tempo  para parar um pouco  e meditar. São tantas desculpas que  se o critério para se candidatar ao céu fosse  com  desculpas, o caminho para chegar lá não seria tão estreito.  E verdade que o nosso tempo ás vezes é muito pouco, porém será que estamos sabendo administrar o tempo que o Senhor nos dar?

 1 - Priorizando o Reino como disse o Senhor Jesus

“Mas buscai primeiro reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”; “  Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mt 6.33,34) .  Amados, sabemos que quando colocamos o Reino de Deus em primazia em todas as nossas atividades e atitudes,  estamos honrando o nome Senhor e sendo alvos das suas copiosas bênçãos. O que há muitas vezes em nossas vidas é a busca desenfreada pelos bens materiais, do qual não é pecado buscar dentro da vontade de Deus, desde que estes bens sejam dados por Deus e que resulte em glória e honra para o nosso Deus.
 
2 – Remindo o tempo

Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.(Colossenses 4.5). Aqui o texto fala que para nós remirmos o nosso tempo (quer dizer aproveitarmos de forma adequada o tempo), devemos proceder de forma sábia, principalmente para os que estão de fora (o ímpio). Salomão experimentou isto, pedindo a Deus que lhe desse sabedoria, apesar do que tinha em mãos humanamente falando, o exército armado, conselheiros, etc. Contudo pensou que todo o seu tempo como rei seria perdido se não tivesse sabedoria, e assim em quanto estava na presença de Deus foi bem sucedido.
O estudo da palavra não requer somente separar um tempo, é necessário alguns requisitos: 1º) humildade (pedir ao Espírito Santo que nos ensine dando-nos discernimento); 2º) Renúncia (estarmos dispostos a abrir mão até mesmo de coisas de que mais gostamos); e
3º) Entrega total à dependência de Deus para obedecer a palavra(quando chegamos neste estágio espiritual estamos dispostos a obedecer mesmos que nos custe a nossa própria vida).
Amados, falando de nós mesmos, temos tido um grande privilégio dado pelo nosso Deus de meditar-nos um pouco na palavra de Deus. Temos aprendido muito no culto de Doutrina de Sexta-feira ás 19:30h, o ensino da palavra e as experiências ali relatadas, tem dado aos que freqüentam crescimento espiritual. Outro privilégio é a Escola Bíblica Dominical, que acontece sempre aos domingos ás 9:00 hs. Para os que a freqüentam sabem muito bem o que estamos dizendo. O crescimento espiritual para andar com o Senhor e vencer as lutas, é mostrado  de forma abençoada, fora disso as estatísticas pastorais nos mostram, que quem freqüenta os estudos Bíblicos ditamente bíblico, dificilmente se deixará levar-se por ventos de doutrina ou desanimar-se na fé.

FUNDAÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL

A Escola Dominical nasceu da visão de um homem que, compadecido pelas crianças de sua cidade, que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester, no Sul da Inglaterra, no sentido de afastar-lhe da delinquência infantil que era um problema que parecia insolúvel. Quis, porém, dar-lhes um novo e promissor horizonte.
Foi naquele momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes, de 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores  para se reunissem todos os domingos para aprenderem a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes várias matérias seculares como, matemática, história e a língua materna - o inglês.

No dia três de novembro de 1783, Raikes publicou, em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos de Gloucester. Portanto, essa data foi escolhida como o dia da Fundação da Escola Dominical.
A criação da ED foi tão impactante que os missionários escoceses Robert Raid e Sara Kalley dirigiram a primeira Escola Dominical em terras Brasileiras tendo como nascedouro a cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 19 de agosto de 1885.

Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi o suficiente para que o seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país.
Hoje, naquele local, acha-se instalado um colégio, que faz questão de preservar o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
Tão imprescindível tounou-se a Escola Dominical, que já não podemos conceber uma igreja sem ela. Haja vista que, no dia universalente consagrado à adoração cristã, nossa primeira  atividade é justamente ir a esse prestimoso educandário da Palavra de Deus. É aqui onde aprendemos os rudimentos da Fé e o valor de uma vida inteiramente consagrada ao serviço do Mestre.
Fonte: Claudionor Corrêa de Andrade - Autor do Livro: Manual do Superintendente da Escola Dominical.

O ENSINO DA PALAVRA NOS TEMPOS BÍBLICOS

O Manual do Superintendente da Escola Dominical, segundo Pr. Claudionor explica como foi os ensinamentos nos dias de Moisés no Velho Testamento, conforme o livro de Dt .6.7: "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.".
As reuniões públicas recebiam igual incentivo: "Congregai o povo, homens, mulheres e pequeninos, e os estrangeiros que estão dentro das vossas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei; e que seus filhos que não a souberem ouçam, e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual estais passando o Jordão para possuir" (Dt 31.12,13).

OS OBJETIVOS DA ESCOLA DOMINICAL

As palavras bem observadas pelo Pr. Claudionor em relação aos objetivos da ED são o seguinge: Quatro são os objetivos da Escola Dominical: Ganhar almas, educar o ser humano na Palavra de Deus, desenvolver o caráter cristão e treinar obreiros.
Essa argumentação precisa e real, torna para o Superintendente e sua equipe um alvo para a agência evangelizadora que quer dizer: proclama o Evangelho de Cristo enquanto ensina. E outra, uma agência evangelística: Prepara obreiros para a sublime missão de ganhar almas para Jesus.


O QUE É ESCOLA DOMINICAL

Como muitos já devem saber, a ED é a única agência de educação popular que dispõe a igreja, a fim de divulgar, de maneira devocional sistemática e pedagógica, a Palavra de Deus.
Segundo o Pr. Claudionor, ele ilustra o pastor Antonio Gilberto que disse a seguinte expressão: A Escola Dominical, devidamente funcionando, é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor, na casa do Senhor.

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL

Em sua introdução, referente ao seu novo livro, Manual do Superintendente, o Pr. Claudionor Corrêa de Andrade, lembra de como era a ED de seu tempo: sem recursos mecânicos, tecnológico e audiovisuais não existia. Mas era uma Escola abençoadíssima.