Powered By Blogger

14 janeiro 2011

Andando como filhos da Luz


Lição 3, de 16 de janeiro de 2011.

O livro de Efésios está dividido em 2 partes:

A primeira parte, trata da DOUTRINA; e

A segunda parte, trata da ação PRATICADA.

O texto dessa lição está em Efésio 5.1-21.

Comentário:

Consequemente, estamos estudando a segunda parte do livro. Nesta parte, aprenderemos AGRADAR a Deus, a APERFEIÇOAR o que aprendemos, a APRIMORAR (MELHORAR) o que já foi aprendido e, principalmente, a PRATICAR ser um seguidor de Deus.

Somos santificado no Espírito (1Co 6.11) sem exceção, e somos também EXORTADO todo tempo, a continuar sendo Santos, devendo viver como Jesus nos ensinou.

O Apóstolo nos diz para sermos imitadores de Deus, como filhos amados, ou seja, o Apóstolo não nos deixa margem para imitar fulano ou Sicrano e nem seguir seus passos, mas imitar a Deus que nos deu Jesus como OFERTA e SACRIFÍCIO suave.

O amor do cristão está no mais elevado grau. Veja em que posição nos colocou o Apóstolo Paulo em nos elevar acima daqueles que não tem esse privilégio, de reconhecer Jesus como autor e consumador de nossa fé. Andai pois nesse amor.

VIVENDO DE MODO A AGRADAR AO SENHOR

Quando éramos filhos das trevas, andávamos segundo o curso deste mundo, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos (Ef 2.2,3). Mas agora, que fomos alcançados pela graça de Deus e nos tornamos filhos da Luz, devemos viver de modo que agrade ao nosso Senhor.

  1. Como podemos agradar a Deus?
  • Amando como Cristo amou - O maior desafio para o cristão é amar. De todos os mandamentos do Antigo Testamento, Cristo resumiu-os em apenas dois: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como nós mesmos. 
         Cristo nos deu exemplo quanto ao amor. Ofereceu-se como sacrifício sendo levado ao matadouro por amor a humanidade.
          É impossível viver como filhos da luz sem amar.

    2.  Desprezando as obras das trevas - Como filhos da luz não podemos ter comunhão com a imoralidade, a corrupção e a injustiça crescentes no mundo, antes devemos repreender e denunciar o mal em todas as suas formas. Nosso dever é agir como verdadeiros aliados de Deus no combate às hostes infernais da maldade (Ef 6.12).

   3.  Ignorando a influência dos desobedientes - Quando nos relacionamos com pessoas que têm uma conduta questionável, podemos ser influenciado muito facilmente.
Somos chamados para ser luz e sal. Isto não quer dizer que não possamos ter amigos que não sejam cristãos, mas os limites devem ser observados para que a influência parta do cristão e este não se influenciado.

APERFEIÇOANDO A VIDA ESPIRITUAL
 
Andar como filhos da luz exige um cuidado constante com a vida espiritual. Tal qual a nossa salvação precisa ser desenvolvida, nossa vida espiritual precisa ser aperfeiçoada, e os caminhos para esse aperfeiçoamento nos levará ao fruto do Espírito em toda a bondade.

1.  Buscando discernimento - Para andarmos como filhos da luz, precisamos compreender perfeitamente qual seja a boa, perfeita e agradável vontade do Senhor (Rm 12.2). Saulo, pensando estar em sintonia com Deus, perseguia a igreja e, no caminho para Damasco, foi confrontado pelo próprio Senhor Jesus. Quantas vezes pecamos contra Deus, certos de estarmos obedecendo à sua Palavra.

2.  Buscando crescer no conhecimento - A busca pelo conhecimento das coisas sagradas é indispensável para o aperfeiçoamento da vida espiritual. O conhecimento gera crescimento, que gera maturidade. Sem ela, o crente não consegue subsistir diante das tentações e dificuldades, acabando por sucumbir. Como escreveu o profeta Oséias: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento" (Os 4.6).

3.  Buscando a plenitude do Espírito - Viver uma vida cheia do Espírito Santo não é uma opção para o crente, mas uma ordem de Deus para o seu povo. Da mesma forma que o Espírito Santo não glorifica a si mesmo, mas a Jesus, quando o cristão alcança a plenitude do Espírito, passa a viver uma vida espiritual que em tudo exalta o bom nome de Cristo.

APRIMORANDO OU MELHORANDO O RELACIONAMENTO COM DEUS

Para andarmos como filhos da luz, devemos estreitar nossa comunhão com Deus. Quanto mais próximo estivermos do Senhor, maior a nossa capacidade de expressarmos a sua glória. A luz que refletimos não é nossa, mas de Deus, e só refletir a sua luz aquele que tem comunhão com Ele.

1. Em adoração - Nossa adoração deve ser inteiramente dirigida ao Senhor, e de partir de um coração sincero e verdadeiramente motivado. À medida que estreitamos nosso relacionamento, mas O conhecemos, e quanto  mais O conhecemos, mais motivos encontramos para adorá-lo.

2. Em gratidão - Tudo o que temos e somos vem do Senhor, por isso é imprescindível que aquele que se relaciona com Ele o faça "dando sempre graças por tudo..." (v. 20 do texto da lição). Isso implica em dizer que, até mesmo as adversidades pelas quais passamos, devem ser objeto da nossa mais sincera gratidão.

3. Em humidade - A submissão de uns para com ou outros em Cristo é um princípio que deve ser seguido por todos os cristãos, porque "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (Tg 4.6). Somente numa atitude de humildade, submissão e dependência é que poderemos nos relacionar com um Deus soberano.

CONCLUSÃO - Andar como filhos da luz é muito mais do que tomar uma decisão de seguir a Cristo pois exige compromisso que não pode ser por um instante, mas para toda a vida. A luz que ora refletimos pode ser ofuscada, ou até mesmo apagada, dependendo do nosso comportamento. Então, "assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus" (Mt 5.16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário