Powered By Blogger

14 janeiro 2011

Crescendo em tudo

A Lição 2, de 09 de janeiro de 2011.

Versículo Chave

"Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (Ef. 4.15).

Texto da lição: Efésios 4.11-24

Introdução:

A igreja, na qualidade eleita de Deus, passa por um processo de desenvolvimento que a elevará além dos seres angelicais, a ponto de vir participar, no sentido mais literal ou seja, da própria natureza das perfeições de Deus Pai.

Devemos mostrar ao leitor que o crescimento é o meio para atingir a perfeição; e incentivar os crentes a progredirem cada vez mais.

O meio mais eficaz para a humanidade foi ganhar um presente  vindo do céu.

Pela sua infinita misericórdia, Deus jamais deixaria que sua obra prima passasse para mãos de outros, ou seja, para o domínio de Satanás. Contudo, era necessário efetuar um resgate, sendo preciso entregar seu filho, seu único filho por amor a muitos

POR MEIO DE UM PRESENTE QUE VEIO DO CÉU

 1. Deus deu Cristo aos homens - Paulo mostra-nos em Efísio 2.13 que o primeiro passo era nos aproximar do Pai, o que só seria possível através do sangue puro de um justo. Quem mais poderia se dispor, senão o próprio amor de Deus doando seu único Filho, Jesus?

2. Cristo deu o Espírito Santo aos homens - A palavra grega "parakletos" é o termo empregado para "Consolador", que significa literalmente "alguém chamado para ficar ao lado de outro para ajudá-lo". Isso quer dizer que a missão do Espírito Santo é a de dar continuidade ao que Cristo fez pelos homens, conduzindo-os ao alvo principal da missão de Cristo, a saber, sua restauração.

3. O Espírito Santo deu dons aos homens - De nós mesmos não somos capazes de atingir a unidade e a maturidade da natureza e atributos de Cristo.

Então, se faz necessário um auxílio a mais. Nesta hora, entra em cena a doação do Espírito Santo, que confere dons espirituais aos homens, tornando-os capazes a fim de que esses sejam presenteados à igreja que, mediante a obra dos seus ministérios, segue sua jornada em pleno desenvolvimento e edificação.

BUSCANDO PERFEIÇÃO COMO ALVO


O propósito de Deus é restaurar e unir a si todas as coisas. Por meio da igreja (Ef 3.10), até os seres celestiais poderão compreender claramente esse propósito universal.

1. Alcançando a unidade da fé - A fé é o instrumento da salvação. Porem, essa unidade da fé é mais do que pensamos, pois ainda não foi alcançada (Fp 3.12-14), quando, em seu último grau, ficarão para sempre removidos todos os elementos separadores e alienadores e então haverá completa comunicação e harmonia com o Senhor e com os irmãos.

2. Alcançando o conhecimento do Filho de Deus - O pleno conhecimento do filho de Deus significa tanto o conhecimento intelectual, como o espiritual, mediante a comunhão com Ele. Isso ocorre através da "iluminação e transformação" operadas pelo Espírito Santo. Paulo, em Efésio 1.18, ora para que os crentes tenham os "olhos do entendimento iluminados", a fim de conhecerem as riquezas da glória da herança nos santos.

3. Alcançando a estatura de Cristo - Paulo fala da igreja como um corpo humano que cresce desde a infância até atingir a idade adulta. Uma igreja plenamente desenvolvida é, sem sombra de dúvida, uma igreja "sem defeito", "perfeita". Cada crente será em semelhança, como Cristo é. Por isso, ninguém poderá ser perfeito enquanto não for semelhante a Cristo (Rm 8.29).

TRAZENDO CONSEQUENTE AUTO-EDIFICAÇÃO

A igreja tem um ministério interno que está sob sua responsabilidade com a supervisão e ajuda do Espírito Santo. Esse ministério abrange os campos da auto-edificação. Ao serem desenvolvidos os dons (capacitação) do Espírito Santo no seio da igreja, esta se auto-edifica.

1. Seguindo a verdade - Trata-se da verdade inerente da natureza de Cristo. No  caso, trata-se da responsabilidade da igreja em combater as heresias dos ensinamentos criados pelos homens. Esse era o zelo constante de Paulo (Gl 1.8), que se limitava a trilhar unicamente o caminho da verdade do evangelho.

2. O corpo torna-se digno do cabeça - Este processo crescente de espiritualidade mostra um corpo que abandona a fase infantil, para se tornar esteticamente compatível ao cabeça, ou seja, este corpo precisa tornar-se apropriado ao cabeça, a ponto de participar da sua natureza moral perfeita.

3. Edificando-se em amor - Se pararmos para pensar, todo esse processo de crescimento e nutrição se dá com base no amor, pois se faz necessário preservar a unidade do Espírito, no vínculo da paz (EF 4.3). A Bíblia nos garante que o amor edifica (1Co 8.1) e que também é o vinvulo da perfeição (Cl 3.14), portanto, é o dom supremo, o caminho para se conhecer a pessoa de Cristo, mediante a iluminação do Espírito Santo.

CONCLUSÃO:

Assim como Crisot não apenas se parecia com um homem, mas o era de fato, nós também recebemos sua natureza celestial. Ele é o nosso Cabeça e nós, o seu Corpo, por isso somos transformados, de glória em glória, até refletimos a imagem de Cristo, pois seremos como Ele é, na sua semelhança. Este é o propósito universal de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário