Powered By Blogger

24 outubro 2011

III - Crescimento Biblico - Reflexao nos Salmos - Deus e o nosso Pastor


Versículo Chave

"Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido"
(João 10.14)

Texto: Salmos 23

Introdução

Na vida crista e muito importante que tenhamos Deus como nosso Pastor, se não for assim, nem poderemos designá-la como tal.

Quando aceitamos Jesus, o aceitamos como Salvador e Senhor, ou seja, estamos concordando com a condição de servos. Somo-nos as ovelhas e Ele, o Pastor.

I – Nos da direção (vv 1-3)

Para uma ovelha e fundamental a presença de Seu Pastor, para que o mesmo lhe de direção e a guie. E fato que as ovelhas não enxergam completamente, mas elas ouvem muito bem. Portanto, devem conhecer a voz do seu pastor para que, quando estiver indo por caminho perigoso, possa ouvir a repreensão e, assim, não cair em ciladas.

Como ovelhas de Jesus Cristo, temos por obrigação conhecer a sua voz (Jo 10.27), ter intimidade com ele. Mas quando fazemos isso?

1º) Quando o buscamos

Não ha maneira mais clara e não existe outra forma de conhecermos nosso Pastor e ter intimidade com Ele que não seja buscando-o (Jr 29.13). Mas o que seria buscá-lo? E preciso abrir Mao do meu "eu", não apegar-se as coisas deste mundo, porque onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração (Lc 12.34). E atentar para as coisas que são do interesse de Deus, como, por exemplo: orar, jejuar, ler a Bíblia, participar das atividades da Igreja etc. Portanto, para que o nosso Pastor nos guie, temos que conhecer a Sua vontade para nossas vidas (Rm 12.1,2).

2º) Quando andamos em justiça

Precisamos andar em justiça, e isso significa andar com Deus, lado a lado (Hb 11.5; 7). E andar no caminho Dele. Como podemos esperar que Ele nos guie, se a nossa vida não condiz com Seu padrão estabelecido nas Escrituras Sagradas, como podemos esperar se somos falsos com relação ao nosso testemunho, se dizemos que fazemos isto ou aquilo, e praticamos algo totalmente diferente diariamente, então estamos completamente fora do plano de justiça do Senhor.

II – Nos da proteção (Vv 4, 5)

Uma das principais funções de um pastor frente a sua ovelha e protegê-lo dos diversos perigos, como ataque de feras, como fez Davi, quando veio sobre o rebanho um Leão e também um urso. Davi os feriu, resgatando assim a ovelha de sua boca (1Sm 17.34-36). Assim, também, faz o nosso Pastor (Jo 10.11-15). Livra-nos diariamente das astutas ciladas do diabo, nosso inimigo, que vive ao nosso redor, rugindo como um leão, procurando a quem possa tragar (1Pe 5.8). Mas, para ter a proteção de nosso Pastor, temos que atentar para dois fatos importantes:

1º) Não devemos temer o mal

Deus não quer compromisso com covardes. Apocalipse 21.8 diz que a recompensa do tímido (uma expressão que significa covarde) será o lago que arde com fogo e enxofre, ou seja, a segunda morte. Devemos ser corajosos, sem olhar para as circunstancias. Mas e claro que, também, não devemos confiar em nos mesmos (Jr 17.5), ate mesmo, porque nada somos (Gl 6.3). Devemos sim, confiar em Deus, como fez Daniel, que assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei (Dn 1.8). Mesmo sabendo do edito real, que seria lançado na cova dos leões, quem fizesse petição a qualquer deus ou homem a não ser ao rei Nabucodonosor. Daniel não acovardou, antes se prostou diante do Seu Pastor e orou como dantes fazia, e assim teve a proteção que o livrou da boca dos leões (Dn 6).

2º) Devemos confiar Nele

Quando depositamos a nossa confiança em Deus, em outras palavras estamos admitindo que somos fracos e que Ele e forte (isso e agradável a Deus). O Senhor resiste ao soberbo e diz, na Sua Palavra, que ela precede a ruína (Pv 16.18a). Devemos tomar o exemplo de Davi, que sendo apenas um frágil menino, confiou em Deus lutando com o gigante filisteu, vencendo-o no nome do SENHOR dos Exércitos, o pastor de Israel (1Sm 17.45-50).

III – Nos da salvação (V 6)

Se tivermos Deus como o nosso Pastor, a nossa salvação estará garantida (Jo 10.28). Este será o grande premio que Ele nos reservou: Uma nova terra com pastos verdejantes (Jo 10.9) e águas tranqüilas, onde estaremos livres de todo o mal. Ali viveremos para sempre em paz.

Como podemos ter certeza disso?

1º) Por causa de sua bondade

No evangelho de Mateus, capitulo 7 e versículo 11, esta escrito: “Se, vos, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que esta nos céus, Dara bens aos que lhe pedirem?” Deus e bom e, por isso, nos concede a salvação, que e uma coisa boa. Diz a Escritura: “Mas, como esta escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam” (1Co 2.9).

2º) Por causa de sua misericórdia

Muitas vezes, cometemos algo errado, então logo pensamos: “Não faço mais parte do rebanho do Senhor”. Mas o nosso Bom Pastor vem com a Sua imensa misericórdia e nos oferece perdão, mediante sincera confissão (1Jo 1.9), nos tranqüiliza, mostrando que ainda somos ovelhas do Seu pasto (Sl 100.3). A Sua Palavra nos garante que a Sua misericórdia se renova a cada manha (Lm 3.22,23). Somos exortados a não pecar, apesar de temos um Advogado que nos defendera, caso fracassemos (1Jo 2.1). O Senhor e bom e a sua misericórdia dura para sempre.

Conclusão

Se tivermos o Senhor como o nosso Pastor, só teremos a ganhar, pois Ele cuida de nos em todos os aspectos, “nada nos faltara”. Mas vale lembrar que na vida crista nem tudo são flores, existem os espinhos também. As lutas virão, mas, se segurarmos na Mao do Pastor celestial, sairemos vitoriosos. Se não abandonarmos, Ele nunca nos abandorara.

Questionário:

1 – O que e andar em justiça?

Nenhum comentário:

Postar um comentário