Powered By Blogger

21 janeiro 2012

Heróis da Fé 2 - Abraão

Objetivo desse estudo é mostrar os pontos mais importantes da biografia do Patriarca Abraão e a necessidade de aplicar em nossas vidas diárias os exemplos positivos bem como se resguardar dos negativos.

Versículo Chave
"Pela fé, ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado, sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar"
(Hebreus 11.17)

Estudo do Texto: Gênesis 12.1-9

A vida e chamada de Abraão

O homem chamado amigo de Deus, e considerado o pai da fé, nos traz grande inspiração em sua jornada. Os fatos mais importantes relacionados a ele nos estimula a ter experiência com o Senhor e a praticar a fé.

Abraão nasceu em Ur dos Caldeus na Mesopotâmia. Seu pai chamava-se Terá; seu avô, Naor; seu bisavô Serugue e seu tataravô, Reú.

Abraão é descendente da linhagem de Sem, filho de Noé (Gn 10.1; 11.21-26). Recebeu o nome de Abrão, que significa "o Pai é exaltado". Posteriormente, Deus mudou o seu nome para Abraão, que significa: "pai de multidões" (Gn 17.5).

Seu chamado foi o mais espetacular já registrada no Antigo Testamento.  Aos 75 anos de idade, estando em Ur dos Caldeus, sua cidade natal, Deus o chamou dizendo: "Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção" (Gn 12.1,2). Deus disse: "Sai-te da tua terra, e da tua parentela" e mesmo assim ele levou Ló com sigo, contrariando a vontade do Senhor. Mas, Deus não deixou de abençoar o seu servo Abraão.

Abraão saiu levando sua esposa Sarai, cujo nome mudou para Sara, que significa princesa, obedecendo assim pela fé o chamado do Senhor. (Hb 11.8-10).

Teve de deixar para trás a sua terra, a sua parentela e a casa de seu Pai, além de abandonar, principalmente, as suas raízes religiosas, adquiridas do seu Pai idólatra (Js 24.2-3).

Seus descendentes foram Isaque, filho de Sara; Ismael, filho de Hagar - a serva egípcia (Gn 16.1-4); Zinrã, Jocsã, Medã, midiã, Jisbaque e Suá, filhos de Quetura (Gn 25.1-2).

Os caminhos percorridos por Abraão em suas peregrinações estão registrados em Gn 12.1-20; 13.1-14: Harã, Siquém, Betel, Egito, Manre e Gerar.


Fatos importantes

Muitas coisas aconteceram na vida de Abraão, e a Bíblia registra-os com riquezas e detalhes. Fatos esses que definem seu temperamento, caráter e ainda sua grandeza de um herói de fé.

Abraão era de natureza introvertida, ou seja, reservada, calma e sossegada. Pacificamente, apaziguou a contenda entre os pastores do seu gado e os pastores do rebanho de Ló (Gn 13.7-11). Demonstrou também lealdade ao defender seu sobrinho, que fora levado cativo (Gn 14.12-17). Mostrou-se compassivo na hora de despedir Hagar e o seu filho Ismael (Gn 21.10-13).

O bom caráter de Abraão lhe proporcionou elevado conceito de Deus, que para ele é Eterno (Gn 21.33); Altíssimo (Gn 14.22); Dono do céu e da terra (Gn 14.22-24); Justo Juiz (Gn 18.25); Misericordioso (Gen 19.19).

Seu comportamento também revela seu forte caráter quando aceitou o julgamento de Deus contra o pecado (Gn 18.17-33), mostrou-se forte intercessor a favor de Ló (Gn 18.23-33), demonstrou íntima comunhão com Deus (Gn 24.40; 48.15).

Revelou o lado frágil do seu caráter perante Faraó no Egito (Gn 12.10-20) e perante Abimeleque, em Gerar (Gn 20.1-18). Essa fraqueza se refletiu na vida de seu filho Isaque (Gn 26.7-10).

A grandeza de Abraão se deu pelo fato de ter andado com Deus (Gn 17.1), e tê-lo escolhido como o seu Deus. (Êx 3.15). 

Abraão foi chamado pelo Todo-Poderoso (Êx 6.3).

Foi escolhido (Ne 9.7).

Foi redimido (Is 29.22).

Abençoado (Mq 7.20).

Exemplos práticos na vida de Abraão

Abraão andou com Deus até completar a sua peregrinação na terra. A sua fidelidade mereceu o título de "Amigo de Deus" (2Cr 20.7; Tg 2.23).

Outros exemplos:

Abraão expressou uma fé extraordinária não duvidando da promessa de Deus de que teria um filho (Gn 15.1-6).

A sua fé se revelou poderosa também no sacrifício de Isaque, conforme descreve com clareza os seguintes textos: Gn 22.1-4; Hb 11.17-19. Por causa da sua fé, recebeu revelações especiais, como visão (Gn 15.1-21) e visita angelical (Gn 18.1-21; 22.11,15). Abraão andou por fé e com a sua vida edificou altares para Deus (Gn 12.8; 13.18).

A esperança se estribou nas promessas feitas por Deus de fazer dele uma grande nação, abençoá-lo, engrandecê-lo, transformá-lo numa fonte de bênçãos para os outros, abençoar seus amigos e amaldiçoar seus inimigos. Por meio dele, abençoar todas as familiar da terra, dar à sua descendência a terra (Gn 12.1-3; 7).

A bênção de Abraão fora outorgado a todos os cristãos como o juramento (Lc 1.73); o pacto (At 3.13); a promessa (Rm 4.13), a bênção, por meio do seu descendente - Cristo (Gl 3.14).

Conclusão

Podemos dizer que esse estudo não faz parte de lendas, é uma realidade registrada na Palavra de Deus, não só para consolar, mas também para aumentar nossa esperança (Fp 3.20).

Reflita essa questão:

Até que ponto você confia em Deus?

(Mande seu comentário)

2 comentários:

  1. é extraordinario a vida deste homem de Deus, é exemplos para nós, nos dias de hoje. A humanidade necessita de mais pessoas com o carater de abraão, eu mesma venho pedindo ao meu Senhor para que venha ter uma conversão de coração e atitudes tendo em mim o carater do proprio Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É minha irmã. Abraão foi um dos grandes heróis de fé além de sua humildade foi obediênte em tudo a Deus. Devemos sim nos espelhar nesses homens que esperava as respostas do Senhor. Hoje em dia, cada dia que passa, as coisas vão ficando bem difíceis no que diz respeito a esperar no Senhor com paciência. Bom seria se fôssemos pobres de espírito, ou seja, ser totalmente dependente de Deus.
      Quero de coração pelo comentário e que Deus possa cobri-la de bênçãos.
      Se você tem um blog avise-nos para que possamos te seguir, Ok. Paz

      Excluir